segunda-feira, setembro 27, 2004

034. "JAIME" - anúncio da estreia

MAIS UMA OFERTA DO CINÉFILO PARA OS ASSINANTES - JAIME DE ANTÓNIO REIS E PEREGRINAÇÃO INTERIOR DE ROBERT BRESSON EM ANTESTREIA NO SATÉLITE

Desta vez somos nós a dar cartas! Tal como prometíamos no último número, voltamos a falar de António Reis e do seu filme Jaime que alguns eleitos já viram (entre os quais se conta a gente desta casa) e que juram (juramos) ser das coisas importantes que se viram nos limites geográficos desta terra em matéria de cinema. É altura de avançar do que se trata. Jaime (uma média metragem com cerca de 40 minutos), evocação da figura de um trabalhador rural que passou os últimos 30 anos da sua vida internado no Hospital Miguel Bombarda e de quem António Reis descobriu uma intensa obra plástica feita nos últimos anos da sua vida, será finalmente estreado em Lisboa no cinema Satélite juntamente com com o filme de Robert Bresson, também muito esperado, Au Hazard Balthazar, que em português se chamará Peregrinação Interior. A distribuição é do Animatógrafo e apesar da data de estreia não se poder, no entanto, precisar, uma coisa é certa: será o próximo programa do Satélite logo que o filme de Oshima, A Cerimónia Solene, saia do cartaz.
Mas, se esta é uma boa notícia, para toda a gente, para os assinantes reservamos uma que é óptima. Cinéfilo, de acordo com a firma Animatógrafo e o respectivo cinema, tem desde já assegurada uma antestreia em data a anunciar no próximo número com os filmes de Reis e de Bresson, filmes para os quais estamos já a preparar um número especial (o próximo precisamente) e dos quais falaremos com certeza durante alguns números, tal o interesse e a polémica que qualquer dos filmes vais suscitar.
Se já é assinante, os nossos parabéns. Se não é, siga o nosso conselho porque cada vez teremos mais coisas para si. E por agora, aconselhamos-lhes um pouco de paciência e atenção ao número 29!

Não assinado - Cinéfilo, n.º 28, pág. 3, 13 de Abril de 1974.