sexta-feira, setembro 17, 2004

027. "ANTÓNIO REIS E MARGARIDA CORDEIRO - a poesia da terra"



Só agora me chegou às mãos esta obra!
"António Reis e Margarida Cordeiro - a poesia da terra " é um belo catálogo organizado por Anabela Moutinho e Maria da Graça Lobo, editado pelo Cineclube de Faro em 1997.
Encontra-se dividido em 4 partes: Parte I - Margarida Cordeiro - uma longa entrevista com a realizadora em 1997; Parte II - António Reis, a homenagem - subdividido em biofilmografia, os anos do Porto, os amigos e as despedidas em 1991, onde se destaca uma variedade de interessantes entrevistas a amigos da escola (ESTCinema), dos filmes e da vida; Parte III - A obra - recolhe textos publicados sobre a sua obra em geral e especificamente sobre "Jaime", "Trás-os-Montes", "Ana" e "Rosa de Areia"; Parte IV - António Reis e Margarida Cordeiro, entrevistas e depoimentos - reúne um conjunto de entrevistas e depoimentos dados pelos dois realizadores. O livro termina com as fichas dos quatro filmes.
O livro é muito rico em material documental e iconográfico; abundam imagens da vida dos cineastas, das repérages, das rodagens, dos filmes; algumas fotos foram feitas de propósito para o catálogo, a partir de cópias dos filmes.
No dizer das autoras falta aprofundar os anos do Porto, bem como falta "um aprofundado enquadramento do papel de António Reis na obra de outros autores ou o estudo das suas primeiras obras".
A obra de António Reis e Margarida Cordeiro já há muito que merecia um catálogo assim; vale por si e ainda como trabalho de base para outros desenvolvimentos.
Obrigado e parabéns às suas autoras.