domingo, julho 03, 2005

076. "ROSA DE AREIA" no Festival de Berlim

Terceira longa-metragem dos realizadores Margarida Cordeiro e António Reis

«Rosa de Areia» exibido no Festival de Berlim

O filme português «Rosa de Areia», dos realizadores Margarida Cordeiro e António Reis, foi projectado na 39.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, numa exibição fora do concurso.
Aplaudido na secção Fórum da Berlinale, o filme foi já convidado para os festivais de cinema de Locarno, na Suiça, de Pesaro e Salsamaggiore, na Itália.
Segundo Margarida Cordeiro, Rosa de Areia é um filme intemporal, aberto, diferente, uma tentativa de não deixar o cinema confinado. «Não tem uma história única» e é a «continuação» dos anteriores filmes deste casal de realizadores – a média–metragem Jaime e as longas–metragens Trás–os–Montes e Ana.
Por seu turno, o director do Fórum da Berlinale, Ulrich Gregor, escreveu que Rosa de Areia é «um ensaio fílmico não usual, radical na linguagem e ideias, representativo do cinema meditação e da extrema estilização».
Este filme, concluído em Janeiro, foi financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, RTP e Fundação Calouste Gulbenkian.
A projecção de Rosa da Areia foi seguida por um longo debate em que participou, nomeadamente, o realizador francês Jean Rouch, que neste filme [festival] apresenta o 150.º filme, Boulevard d’Afrique.
Esta realização de Margarida Cordeiro e António Reis será exibido Quarta-Feira, em Paris, por iniciativa de Gulbenkian antes de ser projectado para jornalista e de entrar no mercado.
(...)

Jornais Diário de Notícias e A Capital, págs. 27 e 29 (respectivamente), 20 de Fevereiro de 1989. Nota: O texto nos dois jornais é praticamente igual, por isso optámos por os referenciar em conjunto.