terça-feira, setembro 25, 2018

220. HOMENAGEM ESTC - Lições António Reis

Cartaz: Luís Miguel Castro

O Departamento de Cinema da ESTC decidiu organizar uma homenagem ao cineasta António Reis, que foi professor da Escola entre 1977 e 1991.

A obra cinematográfica de António Reis tem sido objecto de análise e de diversas retrospectivas, mas nesta homenagem do Departamento de Cinema da ESTC, atendendo a que, durante grande parte da sua vida de cineasta, António Reis foi também professor na Escola de Cinema, a nossa intenção é privilegiar a singularidade do seu magistério, não tanto numa perspectiva de evocação memorialista, mas antes indagando hoje que aspectos, tópicos, dimensões ‘daquilo que António Reis nos legou’ poderão ser propostos à atenção da actual geração de alunos do Departamento de Cinema.

É neste contexto que se irá realizar uma iniciativa a decorrer durante a semana de abertura do ano letivo 2018-19 sob a designação de ‘Lições António Reis’.
Durante quatro tardes, entre os dias 1 e 4 de outubro, haverá a projecção de filmes e lições com o propósito de pensar como os filmes e o ensino de António Reis foram atravessados por questões ‘perscrutadas’ e ‘convividas’ noutros domínios, nomeadamente na estética e na poesia.

Desta homenagem também faz parte a atribuição do nome de António Reis à sala de visionamento do Departamento de Cinema.

A projecção dos filmes em cópias restauradas, em película, no formato de 35 mm, é feita graças à colaboração da Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema.

PROGRAMA
Lições António Reis

Dia 1 de Outubro, 14.00 - 17.00 h
JAIME (1974), de António Reis
“Causas que seguem os efeitos ou ameixas doiradas com orvalho”, por Maria Filomena Molder

Dia 2 de Outubro, 14.00 - 17.00 h
“Um poeta da imagem”, por Nuno Júdice
TRÁS-OS-MONTES (1976), de António Reis e Margarida Cordeiro

Dia 3 de Outubro, 14.00 - 15.30 h
“Da atenção ardente”, por Manuel Guerra

Dia 4 de Outubro, 14.00 - 15.30 h
“Uma torrente chamada vida”, por José Bogalheiro

Homenagem
Dia 4 de Outubro, 16.00 h
Sessão solene
Atribuição do nome de António Reis à sala de visionamento 


AGRADECIMENTO: Muito obrigado Professor José Bogalheiro, Director do Departamento de Cinema da ESTC, pelo envio desta documentação. Será um momento feliz para a ESTC: António Reis homenageado "no lugar certo"!